segunda-feira, 4 de junho de 2007

Tudo depende do ponto de vista...

“ Era um rapaz que se apaixonou por uma moça. Ele ficou tão fascinado que logo apresentou-a ao pai dele. O rapaz tinha tanto amor pela moça que tratrou-a com todo o respeito e carinho. Mas um dia ele quis aumentar a relação entre eles e pediu-a em casamento. A moça aceitou, mas pouco tempo antes da cerimônia contou ao rapaz que estava grávida, disse também que a criança era do ex-namorado. O rapaz ensandecido, fora de suas faculdades mentais habituais, decidiu limpar sua honra e matou o ex-namorado da moça. Depois perturbado pelo crime e perseguido pela policia deu cabo da própria vida. No velório o pai do rapaz se aproxima com uma expressão pesarosa da moça e diz a ela:

-Ainda bem que ele não descobriu...enfim sós. “

(Essa pequena narrativa é apenas o resumo de uma obra literária que não nos pertence.)

Até onde uma norma é respeitada pela sociedade? A partir de quando uma atitude libertina deixa de ser ética? Vivemos numa sociedade com valores que mudam constantemente, e cada vez mais o comportamento de um único individuo atinge a comunidade que o cerca. Como você age? Como suas ações afetam o meio onde você vive? Uma simples relação entre uma jovem e um homem mais velho causou duas mortes...e o que você faz de errado pensando que não afeta ninguém?

Devemos sempre agir de maneira correta. Mesmo nos momentos de raiva ou nos momentos de tristeza. Tudo o que você faz tem uma conseqüência positiva ou negativa, e no caso do texto, a relação secreta entre o pai e a namorada do filho causou a morte do filho e do ex-namorado da moça.

Mas o que é o certo e o errado se não um ponto de vista que varia de acordo com a cultura? Quem estava realmente errado? Quem realmente é a vitima? E quem realmente é o vilão nessa história? E em nossas vidas?

Postado por Zepa
Feito por Galega, Zepa e Cevada

4 comentários:

Anônimo disse...

é por isso que eu só creio no semaforo ^^

Anônimo disse...

ebaaaaaaaaaaaaa alguemm fez um comentario!!!!!!!!!

Anônimo disse...

*moscas voando no blog*
É só falar de coisas sérias, q o povo ignora!

Anônimo disse...

eu discordo quando se diz q tudo depende do referencial, creio q eh inerente ao homem conhecer o bem e o mal,nenhum assasino mata alguem pensando q esta fazendo algo certo ele simplesmente gosta de cometer atos mals, com efeito aquele que eh mal o eh por opção nao por cultura